Hoje é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Rádio Pax - 18/04/2017 - 00:00

Hoje é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Com o objectivo de sensibilizar para a diversidade do património e para a necessidade da sua protecção e valorização, celebra-se hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é promovido um programa de actividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito. A Direcção-Geral do Património Cultural promove um programa ao qual se associam várias entidades.

Este ano participam no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios,670 entidades, distribuídas por 176 concelhos através da realização de cerca de 900 actividades dirigidas a diferentes públicos. “Património Cultural e Turismo Sustentável” é o tema desta edição.

No distrito há várias propostas.

A Câmara de Moura leva a cabo visitas às escavações arqueológicas no Castelo de Moura, entre hoje e o dia 27 de Abril.

Na Vidigueira, o programa concentra-se no Museu Municipal. A maioria das actividades estão agendadas para o próximo sábado com uma oficina dedicada ao pão.

As Juntas de Freguesia do concelho de Vidigueira promovem um programa conjunto que contempla durante esta terça-feira visitas guiadas a passar pela Igreja Mariz e Ruínas de São Cucufate, em Vila de Frades, pelo Museu Municipal na Vidigueira, Igreja Matriz e Estação dos Passos, em Selmes, Quinta Pedagógica e Igreja Matriz, no Pedrógão do Alentejo, Igreja de Santa Brígida e Núcleo Museológico, em Marmelar, e Igreja Matriz em Alcaria da Serra.

No Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, as entradas são gratuitas. Também hoje é inaugurada uma exposição sobre o ciclo do pão. Até ao final da semana está prevista ainda uma visita à Vila Medieval de Noudar, oficinas de pão e uma caminhada.

COMENTE ESTA NOTÍCIA