Valorizar o Interior com coerência

Marcelo Guerreiro - 14/02/2017 - 05:34

Valorizar o Interior com coerência

Caras e Caros Ouvintes da Rádio Pax,

É bom que as decisões políticas façam sentido para que as pessoas as compreendam.

O governo anunciou a intenção de descentralizar competências e meios para as Autarquias Locais, é bom que a reforma seja coerente com a intenção de valorizar o Interior.

Para já, a notícia do início da prospeção de petróleo ao largo da Costa Alentejana é uma má notícia para a Região, porque é contrária ao esforço de valorização das nossas terras e da nossa identidade, que temos vindo a realizar para nos afirmarmos como destino turístico e terra com futuro.

Em Ourique, em coerência com a nossa aposta nas soluções para as pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique Capital do Porco Alentejano, continuamos a trabalhar para dar presente e futuro ao nosso Mundo Rural.

Porque as políticas municipais estão centradas nas pessoas e na construção de um melhor futuro, alargámos em 34% o número de jovens ouriquenses apoiados com bolsas para estudar no ensino superior. Em 2016 foram apoiados 25 jovens ouriquenses e no presente ano letivo 2016-2017 serão apoiados 38 jovens com uma bolsa mensal de 100 euros. Só mesmo os distraídos não perceberam que se trata de um dos muitos apoios sociais que concretizamos há anos e não apenas agora, em vésperas de eleições. São marcas da nossa gestão autárquica de sempre em Ourique.

Porque só agora ficaram disponíveis os fundos comunitários e temos as contas do município equilibradas, apresentámos as obras de requalificação urbana do Centro Histórico de Ourique e iniciámos a concretização de um investimento de 150 mil euros na construção da ETAR da Conceição.

Porque o futuro constrói-se, realizámos uma Assembleia Municipal Extraordinária sobre os 40 anos sobre as primeiras eleições livres para as Autarquias Locais, que contou com a participação de jovens da Escola de Ourique. Foi estimulante poder contar com a participação dos Alunos e da restante Comunidade Educativa. Se queremos dar saúde à Democracia temos de ter memória e criar oportunidades de participação dos cidadãos nas escolhas que temos de fazer como representantes do Povo.

Democracia é participação. Agora como no passado.

Uma nota nacional

Bem sei que é ano de eleições autárquicas, mas esta coisa de parecer que não é nada com eles, quando uns tiveram quatro anos no governo e os outros estão a apoiar o governo, não faz nenhum sentido. O PSD e CDS foram governo. O PCP e o Bloco de Esquerda fazem parte da solução governativa. Parem de fingir que não têm responsabilidades políticas nas opções.

Uma nota regional

Perante as dificuldades em mobilizar atenção e recursos para a Região, sem que haja regionalização, é bom que exista a capacidade de nos unirmos para trabalharmos em soluções que defendam o Baixo Alentejo, em vez de sublinharem apenas os problemas.

Uma nota local

De 23 a 26 de março, teremos a Feira do Porco Alentejano em Ourique. Na sexta, 24, tocam os Sangre Ibérico e a Ala dos Namorados. No sábado, 25, atua o Miguel Araújo. No domingo, 26, teremos o Somos Portugal da TVI. Pela nossa terra, pela região.


Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO