Programa Erasmus

Vitor Silva - 14/06/2017 - 05:49

Programa Erasmus

Em 1987, isto é, há trinta anos, foi criado o Programa Erasmus, que é um protocolo de apoio à mobilidade de estudantes e também professores, do Ensino Universitário, entre Estados membros da União Europeia e Estados associados.

Segundo as normas do Erasmus, estudantes e professores podem sair do seu país e continuarem o seu estudo ou a sua docência noutro país, por um período de tempo que pode ir até um ano.

Para o grande público o Erasmus pode ter parecido e continuar a parecer uma coisa sem muita importância, mas não é essa certamente a opinião de quem nele esteve envolvido, em particular os estudantes. Esse programa permitiu que muitos estudantes, que doutra maneira o não poderiam fazer, pudessem conhecer outros países em contexto de estudo e sem interromperem o seu percurso académico. Além disso os estudantes envolvidos no Erasmus ficavam e ficam muitas vezes com famílias de acolhimento, o que lhes tem permitido contactarem mais profundamente com a realidade familiar e social desse país.

Numa altura em que é moda criticar a União Europeia e temos que convir que a quase totalidade dos seus dirigentes se têm posto a jeito para isso, é bom também lembrar as coisas boas que ela nos tem trazido e que não são somente os fundos comunitários e a facilidade de passar as fronteiras, mas também programas de intercâmbio como é o caso do Erasmus.

Por isso parabéns ao Erasmus pelo seu trigésimo aniversário e que continue por muitos mais.

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO