A par das iniciativas promovidas pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja, o certame contará, também, com a realização de vários colóquios dinamizados por outras entidades.
De acordo com a ACOS, são diversas as entidades a prestar contributos para uma abordagem mais alargada sobre a temática em destaque nesta edição da feira, “Como Alimentar o Planeta?”.
Claudino Matos, diretor-geral da ACOS, realça a importância do envolvimento destas entidades na dinamização de seminários que decorrerão entre 21 e 25 de abril.
No primeiro dia da feira, “Presente e futuro do montado, sistema único no âmbito alimentar e ambiental” é o tema a abordar, pelo Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado. Filipe Duarte Santos, Pedro Rocha, Pedro Reis são os oradores deste colóquio.
No mesmo dia, a Federação das Nacional de Regantes (FENAREG) promove o colóquio “O regadio no desafio da alimentação mundial”.
“Agricultura de precisão e digitalização, desafios, tendências e oportunidades” é a temática a apresentar, no dia 22, pelo Centro de Competências InovTechAgro.
No mesmo dia, o Centro de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agro-Florestal coloca em cima da mesa o tema “Alterações climáticas – como nos adaptarmos para alimentar o planeta”.
No dia 25, o Centro de Competências do Pastoreio Extensivo apresenta para reflexão “o sabor da pecuária extensiva” e “a pecuária extensiva e a sustentabilidade”.