Câmara de Beja inicia “Festival inovador”

Em Beja, começa hoje, o Festival B. A iniciativa “inovadora a nível nacional” decorre no Centro Histórico.

Os artistas actuam em vários palcos distribuídos por um roteiro do património edificado da cidade: Museu do Sembrano, Museu Regional Rainha D. Leonor, Praça da República, Igreja da Misericórdia, Santa Casa da Misericórdia e Castelo de Beja.

Durante três dias estão previstas várias actividades musicais, com destaque para o Cante nas Escolas, Cante e Fado, Alentejo Cantando, Marco Rodrigues e Cantadores de Beringel, Cuca Roseta e Os Vocalistas, Camponesas de Pias e Paulo Ribeiro, Nancy Vieira e António Caixeiro, Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde, Celina da Piedade e Douradas Espigas, Moços d’Aldeia, Valas e Fernando Pardal.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, entidade promotora da iniciativa refere que a autarquia “tem uma expectativa muito positiva”. O Festival B “realça e dá valor ao património, à cultura, ao cante e aos fadistas da região”.

O autarca disse também, em declarações à Rádio Pax que “espera muitos visitantes” (…) até porque durante o fim-de-semana, decorre também o Beja Cup. Esta iniciativa “trás muitas crianças e encarregados de educação” até à cidade