Inauguração de painel de azulejos feito por alunos da Escola Mário Beirão

A Escola Mário Beirão, em Beja, inaugura, nesta quinta-feira, no Dia Nacional do Azulejo, pelas 17:00 horas, um painel de azulejos criado pelos alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Pintura e Decoração do Agrupamento de Escolas nº2 da cidade.

O mural instalado na entrada da escola pretende assinalar os 500 anos da azulejaria e Mariana Conduto, diretora do curso e uma das professoras responsáveis pelo projeto revela que o objetivo foi que “o painel atravessasse estes 500 anos, desde o século XV até ao século XX”. 

Os alunos deste curso “são alunos que vêm somando insucesso, atrás de insucesso, que chegam aos 15 anos de idade” e continuam “no 6º e no 7º ano, alguns no 8º, mas poucos”, explica a professora responsável pelo CEF, frisando que são “alunos que não se revêem no currículo dito normal”.

Foi no sentido de colmatar esta “falha” e de “arranjar uma alternativa motivadora a estes miúdos, explorando as suas capacidades na área das artes e ofícios”, que surgiu o Curso de Educação e Formação de Pintura e Decoração, revela Mariana Conduto.

“São miúdos com problemas comportamentais” que “através da arte conseguem mudar comportamentos” e que “vêem que são capazes de fazer coisas”, tal como evidencia, o painel de azulejos, hoje, inaugurado.