UPBeja dá a volta aos números: quase duplica novos alunos na segunda fase apesar das vagas ainda por preencher

UPBeja dá a volta aos números: quase duplica novos alunos na segunda fase apesar das vagas ainda por preencher

O interior continua a travar uma batalha difícil pela atração de estudantes para o Ensino Superior. Enquanto Lisboa e Porto praticamente esgotam as vagas, instituições de territórios como Beja continuam com uma parte significativa da oferta por preencher. Mas, no caso da Universidade Politécnica de Beja, há um dado que contraria a tendência mais negativa: a procura cresceu de forma expressiva na segunda fase do concurso deste ano.

A instituição conseguiu 105 estudantes colocados, contra apenas 56 na mesma fase de 2025. Significa que, num ano, Beja ganhou mais 49 novos alunos nesta etapa do Concurso Nacional de Acesso, traduzindo-se num crescimento de 87,5%.

É uma subida muito acima da evolução registada pelo conjunto das instituições politécnicas, que, segundo os dados apresentados pela Universidade Politécnica de Beja, ficou pelos 14%.

Também a ocupação melhorou. Em 2025, apenas 15,6% das vagas consideradas nesta fase tinham sido preenchidas. Este ano, a percentagem chegou aos 38,6%, uma recuperação de 23 pontos percentuais.

A instituição salienta também que várias formações conseguiram ocupar integralmente os lugares disponibilizados.

Para o reitor da Universidade Politécnica de Beja, Aldo Passarinho, os resultados representam um sinal positivo. O responsável destaca precisamente o crescimento de 87,5% dos colocados e a subida da taxa de ocupação, considerando que os números reforçam a confiança na estratégia seguida pela instituição e na sua ligação ao Alentejo.

A realidade nacional continua, porém, a revelar fortes diferenças territoriais. O interior concentra uma parcela importante das vagas que ficam sem estudantes, enquanto Lisboa e Porto apresentam níveis de ocupação muito superiores.

Os novos alunos colocados podem efetuar as matrículas entre 1 e 3 de outubro. Para quem ainda procura entrar no Ensino Superior haverá uma terceira fase, entre 10 e 12 de outubro.

Beja ainda tem lugares vazios, mas os números deste ano deixam um sinal diferente: numa região onde captar estudantes continua a ser um dos grandes desafios, a Universidade Politécnica conseguiu quase duplicar os colocados na segunda fase em apenas um ano.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Mértola
01/10/2026
PJ caça suspeito até Mértola: homem de 28 anos detido por alegada tentativa de homicídio em Loulé
01/10/2026
Quatro dias para pôr Beja no mapa: RuralBeja traz vinho, cavalos, gastronomia e tradição à cidade
01/10/2026
Serpa quer levar música e dança mais perto de todos: Câmara e Conservatório preparam nova parceria
01/10/2026
Ministro aponta Beja como exemplo: novo projeto quer integrar migrantes e responder à falta de trabalhadores no campo
01/10/2026
Moura declara outubro o mês dos seniores: burlas, saúde, cinema, baile e convívio em destaque
01/10/2026
Moura prepara-se para emergências sem rede: Proteção Civil ganha Internet por satélite e gestão em tempo real
01/10/2026
Pode beber sem medo: A água da torneira em Beja é das mais seguras do país e a EMAS bate os 99,5 por cento
Vidigueira
30/09/2026
Mistério abala Vidigueira: jovem bombeiro de 24 anos encontrado morto em casa e PJ investiga