O Estado e as Misericórdias chegaram a acordo. Serpa, Anadia e Fafe são as localidades que nesta fase vão ver transferidos Hospitais para as Misericórdias.
De acordo com a ARS-Alentejo, com esta devolução “pretende-se activar e dinamizar a prestação de cuidados de saúde hospitalares no Hospital de São Paulo em Serpa, unidade que oferecia essencialmente, cuidados continuados integrados e um serviço de urgência”.
Segundo a mesma fonte, “as populações da área de abrangência deste Hospital passam a beneficiar de assistência na prestação de alguns cuidados de saúde, que anteriormente eram garantidos pelo Hospital de Beja.”
Sob a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, o Hospital de São Paulo passa a oferecer consulta externa nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Fisiatria, Oftalmologia e Ortopedia, continuando a ser garantido o funcionamento 24 horas por dia do Serviço de Urgência Avançado.
A ARS- Alentejo pretende que, a partir de 2016, venham a funcionar em cirurgia de ambulatório, após a construção de um bloco operatório, as especialidades de Dermatologia, Oftalmologia e Ortopedia.