Refletir aqueles que são os anseios e as reivindicações dos agricultores e produtores pecuários portugueses e espanhóis é o objetivo do IV Congresso de Pecuária Extensiva que está a ser preparado pela ACOS -Agricultores do Sul.
A iniciativa vai realizar-se em Ourique, nos dias 14 e 15 de novembro e vai juntar nas reflexões eurodeputados, investigadores, ministros dos dois lados da fronteira, diretores gerais de organismos de alimentação e veterinária, agricultores, técnicos entre outros protagonistas.
De acordo com a ACOS, em cima da mesa vão estar temas como a Renovação Geracional, Sanidade Animal e Vegetal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa.
O Congresso contará no seu arranque com a participação de Manuel Pimentel, ex-ministro do Trabalho espanhol, agrónomo, escritor e advogado que irá centrar a sua intervenção naquela que considera ser a desvalorização da vida no campo.
Rui Garrido, presidente da ACOS, revela que a preparação do evento está praticamente concluída e afirma ter as melhores expetativas para esta edição.
O Congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas.
Conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Congresso.