Por proposta da Comissão de Agricultura e Mar, a Assembleia da República (AR) aprovou um voto de congratulação à ACOS – Associação de Agricultores do Sul pela organização da 40ª Ovibeja.
A proposta foi votada, favoravelmente, por todos os partidos, exceto o PAN que se absteve, revela a ACOS, em nota de imprensa.
A mesma fonte explica que “o voto de congratulação destaca o tema principal do evento, a comemoração de 40 anos de associativismo, assim como, a pluralidade da Ovibeja, enquanto uma das feiras líderes no setor agrícola e agroalimentar, uma plataforma para promoção de empresas da área, um centro de negócios e uma forma de promoção do desenvolvimento rural, juntando tradição e inovação”.
A ACOS afirma que os deputados da Assembleia da República destacam o facto de se estar numa altura em que “o setor agrícola mais necessita de um olhar comprometido com a salvaguarda da biodiversidade e da sustentabilidade, empresarial e rural”.
Os parlamentares adiantam que “a Ovibeja tem tido, ao longo das suas várias edições, um papel decisivo no arranque de obras ou desbloqueio de decisões governamentais referentes ao setor agrícola no Alentejo”.
Na nota de congratulação, a Assembleia da República “saúda a direção da ACOS pela realização da 40.ª edição da Ovibeja e pelos valores nela representados, prestando homenagem a todos os que engrandeceram este evento nos últimos 40 anos.
De destacar que a 40ª Ovibeja foi das mais participadas de sempre. A próxima edição já está a ser construída e tem data marcada para a semana de 30 de abril a 4 de maio de 2025.