ADPM ajuda agricultores de Cabo Verde no combate às alterações climáticas

Foi, oficialmente, lançado neste mês de novembro, o projeto “Sistemas Agroflorestais | Alternativa Inteligente para combater as alterações climáticas na ilha de Santo Antão”, em Cabo Verde, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).

O evento, que teve lugar na cidade de Porto Novo (Ilha de Santo Antão), contou com a presença do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e incluiu uma visita ao Campo Experimental da Casa do Meio, um dos três campos experimentais instalados no âmbito deste projeto.

Carla Janeiro, técnica da ADPM, explica que o objetivo é dar ferramentas aos pequenos agricultores locais, de forma a que consigam aumentar a produtividade agrícola e a resiliência às alterações climáticas, através da implementação de sistemas agroflorestais.

Nesse sentido, Carla Janeiro revela que já estão implementados três campos experimentais no concelho de Porto Novo onde foram instalados três sistemas agroflorestais, que incluem a aplicação destas técnicas agroecológicas.

A ADPM explica que estes princípios “permitem regenerar áreas degradadas recorrendo a espécies com diferentes funções, incluindo alimentação humana e animal, promovendo o aumento da retenção de água, da captação de carbono, da incorporação de matéria orgânica no solo, da evapotranspiração e da humidade atmosférica, da resiliência das culturas, da luta natural contra pragas e redução da dependência de insumos externos.