ADPM inaugurou Centro de Interpretação do Território em Cabo Verde

A ADPM- Associação de Defesa do Património de Mértola inaugurou, na semana passada, um Centro de Interpretação do Território, em Porto Novo, Santo Antão (Cabo Verde).

A acção surgiu no âmbito do projecto RAÍZES – Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo em Santo Antão, promovido pela ADPM.

A inauguração aconteceu no dia 8 de Março, em simultâneo com a inauguração de um Posto de Turismo. Este último foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Porto Novo, financiado pelo Ministro do Turismo e Transporte, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

Estas duas infra-estruturas são segundo a ADPM “essenciais para o desenvolvimento e promoção do turismo nesta ilha de Cabo Verde. (…) Representam um avanço decisivo para as dinâmicas de sustentabilidade económica e para a identidade e coesão social do concelho de Porto Novo em particular, e de Santo Antão no seu todo”.

Jorge Revez, presidente da ADPM e coordenador do projecto RAÍZES refere que o Centro de Interpretação pretende “promover os valores e os recursos da ilha, ao mesmo tempo que quer elevar os conhecimentos dos recursos locais (…) e contrariar a tendência de abandono da ilha de Porto Novo”.

Durante a cerimónia de inauguração do Centro, foi ainda apresentada uma proposta para a criação de uma Organização de Gestão do Destino e os resultados preliminares do Estudo de Perfil do Turista que visita Santo Antão, investigações desenvolvidas igualmente no âmbito do Projecto RAÍZES.