A AgdA- Águas Publicas do Alentejo, o Município de Vidigueira assinaram, ontem, um protocolo de colaboração para reutilização de águas residuais tratadas.
Com o objectivo de contribuir para a boa gestão dos recursos hídricos na região, as duas entidades pretendem “desenvolver um projecto-piloto com vista à divulgação do potencial da reutilização de água residual para rega junto de outros possíveis utilizadores”, refere a Águas Publicas do Alentejo em comunicado.
Esta água, proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vidigueira, “permitirá a redução de cerca de 30 000 m3/ano do volume de água subterrânea captada pelo Município para rega”.
A mesma fonte adianta também que a “reutilização de água residual tratada deve ser encarada como uma alternativa à água natural no que respeita à rega e pode ser vista como “fonte” de matéria orgânica e de nutrientes para as plantas, (…) reduzindo a necessidade de recorrer a fertilizantes comerciais, mas sempre acautelando a protecção da saúde pública, do ambiente e dos recursos hídricos”.
A AdgA diz ainda que “desta forma, fica disponível água natural de melhor qualidade para usos mais exigentes como é o caso do consumo humano. Esta preocupação ganha especial relevo quando se enfrentam situações de escassez e de seca como as que regularmente se vivem em Portugal e em especial no Alentejo e que se acentuarão no futuro de acordo com os cenários de alterações climáticas que se conhecem”.