Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial em fase de conclusão

Esta nova entidade regional transfronteiriça engloba cinco municípios portugueses do Alentejo (Almodôvar, Aljustrel, Grândola, Castro Verde e Mértola) e sete municípios espanhóis da província de Huelva (Alosno, Almonaster la Real, Cabezas Rubias, Calañas e Puebla de Guzmán e as entidades autónomas locais de Tharsis e La Zarza – Perrunal).

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial tem como objectivo “dar prioridade à cooperação entre entidades de territórios mineiros com necessidades comuns de desenvolvimento económico e social”, refere a Câmara de Aljustrel. Segundo a mesma fonte o AECT vai ainda “assegurar a articulação de esforços e a gestão de competências em matéria de turismo, meio ambiente, energia, desenvolvimento local, entre outros, num desenvolvimento integrado e harmonioso”.

Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, refere que esta entidade está numa fase “derradeira” tendo em vista a sua conclusão. O autarca vê “com bons olhos” o que diz ser uma “nova realidade”.