Águas Públicas do Alentejo debate gestão das águas residuais nas agro-indústrias

A gestão das águas residuais agroindustriais está em cima da mesa num workshop que vai discutir o problema nos sectores do Vinho, Azeite e Queijo.

“Descargas Agro-industriais: Boas Práticas de gestão e Oportunidade De Valorização” é o tema da iniciativa que a AgdA- Águas Públicas do Alentejo realiza hoje no auditório do Centro Multifacetado de Novas Tecnologias, em Vidigueira.

O workshop pretende evidenciar “as boas práticas de gestão e de oportunidades de valorização destes resíduos, para que os actuais problemas sejam vistos como oportunidades de negócio, e desta forma reduzir o impacte das descargas nas infra-estruturas de saneamento e no meio ambiente”, adianta a Águas Públicas do Alentejo.

A AgdA pretende promover “a consciencialização dos Municípios enquanto entidades gestoras em ‘baixa’ responsáveis pela gestão das redes de drenagem e pela autorização de ligação das indústrias a estas redes e dos produtores agro-industriais, em particular de adegas, lagares e queijarias pela representatividade da sua área de actuação, para o impacte que estas descargas têm ao nível do funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (…)”.