Alberto Matos, coordenador do Bloco de Esquerda e ativista da Associação Solidariedade Imigrante em Beja, mostra, em “carta aberta a Pedro Nuno Santos”, a indignação com as mais recentes posições do líder do PS sobre a imigração.
No que diz respeito às manifestações de interesse, Alberto Matos acusa Pedro Nuno Santos de se ter rendido ao argumento da direita, “segundo o qual a manifestação de interesse provocaria um ‘inegável efeito de chamada’ de imigrantes”.
No entender de Alberto Matos, Pedro Nuno fez uma “adaptação oportunista aos ventos que vão soprando da América onde vemos imigrantes algemados a serem conduzidos para os seus países”.
O coordenador da Solidariedade Imigrante afirma que não é a “manifestação de interesse” que atrai pessoas de outros países, mas sim a economia que necessita de mão-de-obra em setores como a agricultura, a construção e o turismo.
O coordenador do Bloco de Esquerda em Beja alerta para o caso de Huelva onde a dificuldade na legalização de imigrantes conduz a que sejam milhares os trabalhadores ilegais no setor agrícola.