Alentejo 2020 com 540 milhões de euros aprovados

A Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 revela que a 30 de Setembro do ano passado, foram aprovados no âmbito do programa operacional um total de 540 milhões de euros de fundos europeus.

Foram beneficiadas 2.019 operações, sendo que 83% destas e 89% dos fundos europeus foram aprovados no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

De acordo com os números publicados no último Boletim Trimestral da CCDR- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, no final de Setembro encontravam-se executados cerca de 145 milhões de euros, a maior parte deles (83%) no âmbito do FEDER, e foram pagos a promotores perto de 178 milhões de euros.

De acordo com a mesma fonte, “no que concerne à execução do programa, a análise efectuada aos indicadores produzidos, permite constatar que este apresenta uma taxa de compromisso (Fundo Aprovado/ Dotação de Fundo) com valores próximos de 50% e valores mais baixos nas Taxa de Realização (Fundo Executado/Fundo Aprovado) e Taxa de Execução (Fundo Executado/Dotação de Fundo)”.

Ao nível dos Eixos Estratégicos a Competitividade e Internacionalização das PME; o Ensino e Qualificação do Capital Humano; o Desenvolvimento Urbano Sustentável; a Coesão Social e Inclusão e o Ambiente e Sustentabilidade, representam 86% do investimento elegível aprovado

Em 30 de Setembro de 2018, esses Eixos representavam 86% dos fundos aprovados, 88% do fundo executado e 87% dos fundos pagos.