Segundo a mesma fonte, os projectos candidatos ao Portugal 2020 “têm associado um montante de investimento empresarial superior a 1,7 mil milhões de euros e são na sua maioria apresentados por empresas que não concorreram ao anterior quadro comunitário de apoio”.
A maioria das candidaturas que deu entrada no IAPMEI equivale a um total de 605 projectos, o que corresponde a um valor de investimento superior a 1,3 mil milhões de euros.
Em termos regionais, o Norte apresentou 321 candidaturas que correspondem a 53% dos projectos entregues no IAPMEI e que representam intenções de investimento de 657 milhões de euros.
O Centro é, a seguir, a região que regista o maior número de candidaturas, 211, correspondendo a cerca de 35% do total, com investimentos superiores a 484 milhões de euros.
Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo estão ambas no patamar dos 5%. O Alentejo apresentou 33 projectos num investimento estimado na ordem dois 66 milhões de euros.
O Algarve está representado por 4 projectos candidatos que contribuem com 4 milhões de euros para o total do investimento nacional a analisar pelo IAPMEI.
O IAPMEI adianta que “a indústria absorve 83% dos projectos entrados no Instituto, mobilizando a maioria das intenções de investimento apresentadas, num valor aproximado de 1,2 mil milhões de euros”.