Alentejo representa Portugal em conferência internacional sobre a vinha

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), iniciativa pioneira em Portugal, vai ser o único representante nacional na conferência internacional “Sustainability in the Vineyard”, que decorre nesta terça-feira.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o evento vai ter lugar ‘online’ e é promovido pela Sustainable Wine, organização londrina que pretende estabelecer a sustentabilidade como tendência do futuro no setor vitivinícola ao nível mundial.

João Barroso, coordenador do PSVA, programa da CVRA e que, em 2020, lançou o único selo nacional de produção vitivinícola sustentável, é o único português convidado a participar na iniciativa, graças às “boas práticas e a visão sustentável como um todo” promovidas pelo programa que está em curso no Alentejo.

“Os Vinhos do Alentejo têm vindo a sobressair nos mercados internacionais” e “este tipo de eventos é fundamental” para atingir “a sustentabilidade da produção, a urgente adaptação de toda uma indústria e a potenciação da resiliência dos sistemas agrícolas à ameaça real das alterações climáticas”, realçou João Barroso.

Rádio Pax/ Lusa