Aljustrel: 35 Jovens participam no projecto Erasmus+

Esta tarde, pelas 16h30, o Jardim 25 de Abril/Centro d’Artes de Aljustrel é palco de uma conferência no âmbito do projecto Erasmus+ “Young Rural Makers”, coordenado pela Associação Buinho (único FabLab- Laboratório de Fabricação Digital do Baixo Alentejo).

O encontro incide sobre a importância da fabricação digital para a transformação das comunidades, dos territórios e seu património.

A iniciativa conta com a presença da secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo e da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

Carlos Alcobia, coordenador do FabLab Buinho explica que está acção está inserida no roteiro que tem sido percorrido pelas secretárias de estado aos vários FabLabs do país.

O objectivo é dar a conhecer “os projectos desenvolvidos com a comunidade local, em particular com as crianças e jovens de Messejana”.

Financiado pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, o “Young Rural Makers” está a decorrer em Aljustrel até dia 31 de Julho. Esta iniciativa conta com a participação de 35 jovens de sete países (Portugal, França, Itália, Republica Checa, Roménia, Polónia e Turquia), com idades entre os 17 e 19 anos.

“Trata-se de uma acção de formação em fabricação digital, que procura também sensibilizar jovens europeus para a importância destas competências para a activação de comunidades locais e outros valores europeus como salvaguarda e transformação do Património Imaterial e Cultural”, explica a Câmara de Aljustrel.

O projecto “Young Rural Makers” conta com o apoio de um conjunto de parceiros do Concelho que inclui a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Messejana e a Santa Casa da Misericórdia de Messejana.