Aljustrel instala painéis digitais no concelho

A Câmara Municipal de Aljustrel instalou três MUPI digitais interactivos (Mobiliários Urbanos Para Informação), com Wi-Fi incorporado nas freguesias de Aljustrel, Messejana e Ervidel.

De acordo com a Câmara, “estas freguesias, com maior potencial e atractividade turística do concelho, foram assim as primeiras localidades a receber estes Mobiliários Urbanos Para Informação, com um investimento total de cerca de 60 mil e 400 euros, financiados em 50 mil euros, através de uma candidatura aprovada à linha de apoio à disponibilização de redes Wi-Fi pelo programa Valorizar do Turismo de Portugal”.

O projecto está inserido num plano de divulgação turística do município, através de soluções de smart cities.

“Trata-se de uma solução integrada com capacidade de análise de dados relativos à mobilidade e à caracterização dos perfis dos visitantes do concelho de Aljustrel, que pretende melhorar a infra-estrutura urbana e tornar o espaço físico mais eficiente de forma a criar um ambiente inteligente e interactivo”, refere Nelson Brito, adianta a Câmara de Aljustrel.

Marcos Aguiar, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Aljustrel, disse à Rádio Pax que o Município aposta assim “numa abordagem mais moderna e tecnológica de comunicação”.

Por via de outros financiamentos e candidaturas, a autarquia prevê adquirir mais dois MUPI para instalar nas localidades de Rio de Moinhos e Montes Velhos.