O Município de Aljustrel, em parceria com a Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (SMIRA), criou um novo projeto de educação musical que pretende fomentar o encontro entre diferentes gerações.
A autarquia explica que o objetivo passa por “proporcionar experiências enriquecedoras para diferentes faixas etárias e, ao mesmo tempo, assegurar a transmissão de ensinamentos e de valores às novas gerações”.
Na base estão as aulas de iniciação de aprendizagem à música, que decorrem na SMIRA, através da sua escola, mas também, na Universidade Sénior de Aljustrel.
A intenção da autarquia é, por um lado, “contribuir para um envelhecimento ativo e rico, proporcionando melhor qualidade de vida aos mais idosos e combatendo a solidão” e, por outro, permitir que “as crianças recebam ensinamentos que fortaleçam a sua identidade”.
A Câmara Municipal acrescenta que “com esta parceria será, ainda, possível dinamizar diversos espaços municipais e associativos e desenvolver projetos entre diferentes entidades, complementando-se ofertas formativas e educacionais no concelho”.
A primeira aula conjunta decorreu no dia 6 de abril e colocou no mesmo palco pequenos e graúdos, “sendo que este foi o primeiro de vários encontros que se seguirão”, frisa o município.
Este projeto insere-se no âmbito da Rede Europeia “Volunteering City” – Urbact, do qual o Município de Aljustrel faz parte.