O Município de Aljustrel está a elaborar a sua Estratégia Local de Habitação (ELH) e, neste sentido, está a fazer uma base de diagnóstico das carências existentes.
“O objetivo é poder enquadrar candidaturas de cidadãos a programas de financiamento para promover soluções habitacionais dignas para todos, designadamente ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, explica Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel.
O Município de Aljustrel lançou “um questionário, que respeita a política de privacidade de todos os cidadãos, e que deverá ser preenchido por todos os que entenderem que se enquadram nos requisitos”.
Devem, assim, responder a este questionário cidadãos que se encontrem em situação de precaridade no que diz respeito à habitação ou que vivam em condições de sobrelotação, de insalubridade e insegurança.
O questionário pode ser respondido online, ou entregue nas juntas de freguesia do concelho e no Balcão Único do município.
A Câmara de Aljustrel quer incluir neste programa todos aqueles que necessitem, sendo, por isso, esta base de dados determinante para que, no futuro, estas pessoas possam vir a ser apoiadas.