A Comissão Municipal de Defesa contra Incêndios das Florestas de Aljustrel reuniu, no dia 25 de maio para aprovar o Plano Operacional Municipal (POM).
Este plano que tem sido alvo de actualização nos últimos meses, “é um documento imprescindível no apoio ao combate dos incêndios. Neste instrumento de planeamento encontram-se definidas as regras e medidas a tomar em caso de incêndios florestais”, refere a autarquia.
O Concelho de Aljustrel caracteriza-se essencialmente por ser um concelho agrícola e com povoamentos florestais, dispersos por todo o território. De acordo com a Câmara “não se verifica uma zona de interface urbano-florestal que apresente um nível de exposição mais severo a potenciais consequências resultantes da ocorrência de um incêndio rural”.
No entanto, durante a reunião, ficou assente “que apesar dos agricultores terem acatado as recomendações da comissão”, terão de ser tomadas mais medidas, “nomeadamente no que diz respeito à criação das faixas de gestão de combustível em torno das habitações rurais, de forma a evitar possíveis danos causados por incêndios florestais”.
Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel explicou à Rádio Pax que a Comissão Municipal de Defesa contra Incêndios Florestais de Aljustrel vai reforçar as acções de sensibilização para boas práticas de minimização de risco de incêndio.