Aljustrel tem a segunda maior taxa de fecundidade do país

O concelho de Aljustrel voltou, em 2019, a ter a segunda maior Taxa de Fecundidade Geral do País. Recorde-se que, tal como em 2017, só Lisboa apresenta números mais elevados.

Segundo os últimos dados, revelados pelo INE- Instituto Nacional de Estatística, o concelho de Aljustrel apresenta uma taxa de fecundidade geral de 56,0. Lisboa, por sua vez, que lidera esta taxa, apresenta um valor de 62,1.

Tendo em conta o índice sintético de fecundidade, o concelho de Aljustrel é o segundo território de Portugal onde é maior o número médio de filhos por mulher em idade fértil (2,1). Em Lisboa é de 2,3. De referir que no Continente o número médio de filhos por mulher, registado em 2019, foi de 1,43.

De salientar ainda, que segundo o Instituto Nacional de Estatística, Aljustrel, no que diz respeito ao Baixo Alentejo, é também o concelho onde é apresentada a maior taxa bruta de natalidade (9,9).

Para a Câmara Municipal de Aljustrel, “estes voltam a ser dados animadores e que, não sendo suficientes para resolver o problema que se iniciou há muitos e muitos anos, de perda populacional, no concelho e em todo o interior do País, ajudam a renovar a esperança”.