Alqueva abre portas ao mundo: Governo quer levar produtos do Alentejo a um mercado com 255 milhões de consumidores

O Alqueva e a produção agrícola do Alentejo estiveram no centro de uma estratégia para reforçar as exportações portuguesas. O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, defendeu que o Paquistão representa uma oportunidade de crescimento para os produtos agroalimentares nacionais, destacando o potencial de um mercado com cerca de 255 milhões de habitantes.

As declarações foram feitas durante uma visita ao Esporão, no Alentejo, onde o governante recebeu o ministro da Segurança Alimentar Nacional e Pesquisa do Paquistão, Rana Tanveer Hussain.

José Manuel Fernandes reconheceu que as exportações portuguesas para aquele país continuam a ser reduzidas, rondando os quatro milhões de euros por ano nos setores da agricultura, mar e floresta, enquanto as importações provenientes do Paquistão atingem cerca de 15 milhões de euros.

O ministro considera que é necessário inverter esta realidade e reforçar a presença dos produtos portugueses naquele mercado, contribuindo para reduzir o défice da balança comercial através do aumento das exportações.

Entre os produtos com maior potencial está o azeite. José Manuel Fernandes destacou a elevada qualidade do azeite produzido no Alentejo e lembrou que Portugal é atualmente o sexto maior produtor mundial, resultado dos investimentos realizados no regadio, em particular no Alqueva, bem como na inovação tecnológica, mecanização e conhecimento aplicado à agricultura.

O governante acredita que a cooperação entre Portugal e o Paquistão poderá abrir novas oportunidades de negócio para os produtores nacionais, reforçando a internacionalização de um setor cada vez mais competitivo e onde o Alentejo assume um papel de destaque.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
03/07/2026
Alentejo entre as regiões sob vigilância: DGS alarga vacina a todos os bebés contra vírus respiratório
02/07/2026
ULSBA cria nova unidade para evitar internamentos e reforçar cuidados aos doentes crónicos
António Lúcio
02/07/2026
Diretor da Rádio Pax revela em livro segredos e feridas antigas do Alentejo
01/07/2026
Rendas aumentam no Baixo Alentejo 14,6%
01/07/2026
CIMBAL atinge as 200 adjudicações e diz que “reforça papel na contratação pública do Baixo Alentejo”
Habitação
30/06/2026
Habitação continua mais barata no Alentejo
30/06/2026
Beja: Limpeza urbana azeda relações entre coligação de direita e comunistas
Ourique
29/06/2026
Ourique avança com nova revolução na habitação