Vários alunos de cinco agrupamentos de escolas diferentes participaram na 2ª edição do projeto “Id.E.A. – Idealiza, Empreende e Atua”, durante o último ano letivo.
Os participantes apresentaram várias ideias e soluções para resolver os problemas sociais e ambientais que a região enfrenta.
No final, os alunos receberam uma distinção (cheque-prenda) de uma empresa mineira sediada na Mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde.
Em nota de imprensa enviada às redações, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), entidade promotora, frisa que “as duas edições somam 250 alunos participantes e um total de 192 horas, nas quais foram desenvolvidas competências-chave para a vida profissional destes jovens”.
Em destaque estiveram alguns temas como “relacionamento interpessoal”, “pensamento crítico”, “criatividade”, “comunicação” e “argumentação”.
A mesma fonte sublinha ainda que “o Id.E.A. tem vindo a afirmar-se como um projeto inovador, entre os demais, por apelar à reflexão crítica e participada dos jovens face ao seu território e comunidade onde residem, indispensável para a afirmação de uma cidadania plena e responsável, e a partir daqui criar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região”.