“Encontro Internacional de Agro-biotecnologia Aplicada” (“Applied Agro-Biotechnology International Meeting”) é o nome da primeira edição do evento científico internacional que se realiza entre hoje e amanhã, no Auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL).
O tema em discussão é “Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite”.
Nos trabalhos participam vários especialistas portugueses e espanhóis que debatem diversas temáticas relacionadas com esta matéria.
“Sustentabilidade, ecologia e sanidade do Olival”, “Composição química da azeitona e do azeite” e “Valorização económica e subprodutos” são os subtemas em destaque.
O programa prevê ainda a realização de jantar alusivo ao tema que tem lugar esta noite no Castelo de Beja e de uma visita técnica à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos que se realiza amanhã, durante a tarde.
O dia de amanhã fica também marcado pela entrega de prémios de mérito “Professor João Lopes Baptista” aos melhores trabalhos que são apresentados de forma oral ou em formato de poster.
Em nota de imprensa enviada às redações, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), uma das entidades promotoras, sublinha que este evento tem como finalidade “valorizar a região, a sua capacidade produtiva e o seu potencial inovador, trazendo à cidade de Beja […] o ‘mais recente’ conhecimento científico”.
Miguel Ferro, aluno do doutoramento do CEBAL, sublinha que esta é uma oportunidade para estabelecer relações e trocar ideias com vários técnicos internacionais.
A iniciativa é organizada por um grupo de alunos do doutoramento do CEBAL e pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), com o apoio do NERBE/AEBAL e da Câmara Municipal de Beja.