O Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS) denuncia uma situação que considera “inconcebível”.
Numa altura em que decorrem provas finais e exames nacionais para alunos do 9º, 11º e 12º anos, os estudantes perderam direitos no transporte.
“Apesar das provas e exames em questão serem consideradas período letivo, na área de abrangência dos transportes da TRIMBAL, os alunos que utilizam os transportes escolares para se deslocarem à sua escola e realizarem estas provas, estão a ser obrigados a pagar o seu bilhete, uma vez que, segundo a empresa, o serviço de transportes escolares terminou na quinta-feira passada, deixando o passe escolar de ter validade”, denuncia o Sindicato.
O SPZS assegura que a situação só acontece no distrito de Beja.
Para o Sindicato, “este episódio não está separado da continuada alienação de serviços e responsabilidades do Governo para outros, neste caso para os municípios através dos processos em curso de municipalização de vários serviços públicos, onde se destaca a área da educação pela falta de debate e imposição à margem de toda a comunidade escolar”.
“A municipalização da educação está a revelar-se um caminho para o aprofundamento de assimetrias e, até, para pôr em causa a realização plena do direito à educação”, conclui o Sindicato.