Alvito restaura Igreja Matriz

Foi aprovado por unanimidade, em Assembleia Municipal, a Declaração de Reconhecimento de Interesse Público Municipal para o Projeto de Conservação e Restauro dos Azulejos da Igreja Matriz de Alvito, Monumento de Interesse Nacional.

A Câmara refere que esta obra vai “valorizar o monumento, refletindo o seu prestígio e importância para a comunidade e integra-se nas estratégias da autarquia, através da valorização do património como fator de desenvolvimento económico e da afirmação da identidade cultural, da promoção do turismo e dos valores locais”.

A intervenção pretende “suster ou minimizar a deterioração do património azulejar bem como colocar painéis e sinalética informativa sobre a história dos azulejos; assegurar uma intervenção de qualidade técnica e estética e potenciar o desenvolvimento económico da região através da promoção do turismo cultural, da afirmação da identidade e dos valores locais”.

António Valério, presidente do Município de Alvito disse à Rádio Pax que estão também previstas obras de restauro “a nível de estrutura e cobertura”.

As intervenções têm um custo previsto superior a 100 mil euros.