A delegação distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) agendou para o dia 11 de março, uma reunião com autarcas.
Os temas em destaque são a “Transferência de Competências: Boas Práticas”, “Candidaturas a Fundos Comunitários: Desafios e Oportunidades” e outras questões relevantes para as freguesias.
Na primeira reunião realizada este ano, a ANAFRE anuncia que “das 75 freguesias do distrito de Beja apenas 4 não são associadas da ANAFRE, pelo que é importante visitar as freguesias em questão para que a Delegação de Beja tenha os 100% de associados”.
A mesma fonte revela ainda que “nos últimos tempos nas Juntas de Freguesia têm sido solicitados um elevado número de atestados de residência por parte de imigrantes, muitos deles para a mesma morada, pelo que se impõe esclarecer as juntas de freguesia sobre o decreto-lei 135/99 que regula os Atestados emitidos por estas”.
Vítor Besugo, coordenador da delegação distrital de Beja da ANAFRE, sublinha que mais de metade das Câmaras do distrito ainda não procederam à transferência de competências.