ARIS da Planície traz saúde mental para a praça pública

A Associação ARIS da Planície está a promover o concurso Creative/Minds com o objectivo de “seleccionar trabalhos produzidos por pessoas com ligação ao Baixo Alentejo, por razões pessoais ou profissionais, para serem utilizados em campanhas a desenvolver no âmbito do Projecto ARIS”.

O concurso Creative/Minds quer “aumentar o nível de sensibilização e conhecimento relativamente a questões de saúde mental, à literacia em saúde e à luta contra o estigma”.

Os trabalhos podem ser produzidos individualmente ou em grupo por cidadãos ligados ao Baixo Alentejo subordinados ao tema: “A Saúde Mental em Praça Pública”. Os interessados poderão apresentar os trabalhos até final de Maio nas modalidades de literatura – em prosa ou poesia -, fotografia, ilustração, pintura, desenho e outros, em formato de poster, folheto, quadro, livro ou estampagem.

“Promover estratégias de prevenção e identificação precoce da depressão e despertar consciências para os comportamentos suicidários e prevenir o suicídio, nomeadamente entre a população mais idosa de Beja”, são também metas deste concurso, revela Ana Matos Pires, presidente da ARIS da Planície e directora do serviço de psiquiatria do Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Os trabalhos deverão ser entregues até 31 de Maio.