Assembleia Municipal de Beja aprova moção em defesa do aeroporto

A Assembleia Municipal de Beja aprovou, esta semana, por unanimidade, uma moção apresentada pela coligação “Beja Consegue” onde é apontada como “urgente” a rentabilização do Aeroporto de Beja.

Na moção é proposta a rentabilização daquela infraestrutura através “do empreendimento de Alqueva; da estrutura portuária de Sines; das operações da Embraer em Évora; da captação da Indústria aeronáutica e do desenvolvimento do turismo no Alentejo”.

“O Aeroporto de Beja dificilmente conseguirá ser um aeroporto complementar ao de Lisboa (talvez pudesse ser se houvesse investimento público numa ferrovia de alta velocidade); mas pode ser, em caso de necessidade e de sobrelotação dos aeroportos de Lisboa e de Faro, uma excelente e útil alternativa”, lê-se na Moção.

O documento acrescenta que a Câmara Municipal de Beja, “deve lutar e contribuir para a utilização regular do Aeroporto, atraindo-se pessoas e empresas ao concelho, reforçando-se a centralidade de Beja e dinamizando a empregabilidade no concelho”.

A Moção defende ainda que o Baixo Alentejo precisa de investimento público, por isso, “é importante que se aproveitem, desde já, os fundos estruturais estratégicos que Portugal vai receber, para a melhoria das acessibilidades, modernização da ferrovia e da rodovia”.

A Moção vai ser enviada ao Presidente da República, ao Primeiro-ministro e ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.