O Município de Odemira disponibiliza para este ano, a verba total de 90 mil euros para incentivo aos agentes culturais locais, no âmbito do Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas (PAACR) e cuja fase de candidaturas decorre até ao próximo dia 28 de fevereiro.
O regulamento municipal prevê o financiamento para a produção de cultura, promoção de atividades culturais e recreativas, a beneficiação de instalações, a aquisição de equipamentos e, também, a participação em formação.
As associações e coletividades poderão apresentar as suas candidaturas através de formulário próprio, acompanhadas dos documentos previstos no regulamento do programa de apoio, disponibilizado no site da autarquia.
Durante este ano, a Câmara de Odemira anuncia que vai promover a revisão do Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, de uma forma participada e partilhada com os agentes culturais locais, com o objetivo de introduzir mecanismos de apoio mais eficazes e ágeis.
O Programa insere-se no trabalho desenvolvido pela autarquia junto das associações do concelho, sendo um instrumento de proximidade que potencia a dinamização do sector cultural e do próprio território.
A autarquia refere, ainda que Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, reuniu-se, recentemente, com os agentes culturais do concelho com o objetivo de apresentar a estratégia municipal para o sector.