Azeite do Alentejo a caminho da Escandinávia

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo continua a procurar novos mercados para o azeite.

Dinamarca e Suécia são os destinos escolhidos para promoção do Azeite do Alentejo.

O CEPAAL, que representa 28 produtores de azeite da região, prossegue com o projecto de internacionalização deste produto.

O Centro vai desenvolver, em cada um dos países, provas técnicas e um jantar de harmonização com distribuidores, retalhistas, jornalistas e chefs, assim como degustações com consumidores locais, em lojas de Copenhaga e Estocolmo.

“Verde ou maduro? Muito ou pouco picante? Estas vão ser algumas das questões colocadas a dinamarqueses e suecos, consumidores exigentes, com elevado poder de compra e cada vez mais disponíveis para experimentarem os sabores e produtos da dieta mediterrânica”, revela o CEPAAL.

De acordo com a mesma fonte, os nórdicos só agora estão a descobrir os benefícios do consumo do azeite.

O CEPAAL vai estar entre hoje e quinta-feira na Dinamarca e Suécia.

Estas iniciativas na Dinamarca e na Suécia inserem-se no projecto de internacionalização “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende “reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados.”

O projecto é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320 mil euros, dos quais 256 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).