Bares e discotecas podem abrir se funcionarem como café ou pastelaria

O Governo anunciou que os bares e discotecas já podem abrir, desde que funcionem como café oi pastelaria, sem que para isso tenham de mudar legalmente as suas atividades.

O horário de encerramento desses estabelecimentos passa a ser até à 1 hora da manhã.

Também, os restaurantes passam a ter menos limitações horárias, podem receber clientes até à meia noite, e encerrar à 1 hora.

Apesar do levantamento de algumas restrições, é aconselhável “continuar a manter a etiqueta respiratória, o respeito pelas regras de não realização de concentração de pessoas, e os espaços comerciais mantêm-se”.

O Jornal Correio da Manhã avança que “as regras também vão mudar no que toca ao funcionamento dos voos. Viajantes da União Europeia, Noruega, Islândia, Suíça e países considerados sem risco poderão circular livremente nos aeroportos nacionais – desde que tenham o teste feito – sendo sujeitos a controlo de temperatura. Os passageiros com temperaturas superiores a 38 graus serão direcionados para uma área restrita”. 

“Perante a recusa de realização de teste no aeroporto, os indivíduos serão notificados para realização do teste em laboratório e, se mesmo assim não o fizerem, estão incorrer em crime alertou Ministro da Administração Interna”. 

“Os testes devem ser feitos antes do embarque e aos cidadãos estrangeiros que não cumpram essa regra poderá ser vedada a entrada no país”. 

Exceção apenas para os “cidadãos nacionais que podem fazer o teste nas 48 horas seguintes e aos quais não haverá proibição de entrada no país caso não tenham o teste”.  Sobre os centros de dia, o Governo não tomou, ainda, “decisões concretas”.