Beja: 3º Prémio Literário Joaquim Mestre lançado, hoje, na Feira do Livro

Luís Miguel Ricardo

Beja continua a receber a “Feira do Livro – Solstício das Palavras”. Neste quarto dia do evento, realiza-se o lançamento da 3ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, uma iniciativa promovida pela ASSESTA, em parceria com a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A apresentação do Prémio Literário realiza-se às 18:30 horas, no Centro UNESCO.

Luís Miguel Ricardo, presidente da Associação de Escritores do Alentejo (ASSESTA) afirma que “tem sido gratificante participar” na Feira do Livro, destacando o facto do evento dar à cidade “uma dinâmica à volta dos livros e das palavras”.

Passados dois anos desde o lançamento da primeira edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, o presidente da ASSESTA, afirma que “o balanço é francamente positivo”.

Luís Miguel Ricardo recorda que, em 2017, quando surgiu a iniciativa, “não havia nenhum prémio literário na região” e “hoje existem três”.  Acrescenta que “ter um Prémio Literário no Alentejo de dimensão nacional”, foi um dos objetivos cumpridos.

Nesta terceira edição, Luís Miguel Ricardo revela que a diferença para as edições anteriores, prende-se com a data de entrega dos trabalhos, cujo prazo vai ser estendido até ao último dia deste ano.

Tal como nas edições anteriores, o prémio irá atribuir ao vencedor um valor de 3 mil euros, além de apoio à publicação da obra, numa editora prestigiada.