A iniciativa é apresentada como “uma das maiores plataformas europeias de debate intercultural”.
“A sua importância na região do Alentejo, bem como os fáceis acessos, terão estado na base da sua escolha da cidade como anfitriã do evento”, revela a APPEJ – Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens .
O Fórum tem como meta “a sensibilização da juventude para a importância de uma participação activa na cidadania europeia”.
No final do Fórum serão seleccionados 12 estudantes do Ensino Secundário que irão representar Portugal em sessões do Parlamento Europeu dos Jovens no estrangeiro, mais especificamente no Reino Unido e na Polónia.
A Cerimónia de Abertura oficial tem lugar, esta manhã, e conta com a presença de diversas entidades que apoiam ou são responsáveis pelo evento, tais como um representante da Câmara Municipal de Beja, o Director Geral da ACOS, a Técnica Superior Regional do Alentejo do IPDJ, a Presidente da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) e o Presidente do Fórum.