Beja, Aljustrel e Vidigueira integram rota turística da EN18

Aljustrel, Beja e Vidigueira são os três concelhos do Baixo Alentejo que fazem parte de um novo roteiro turístico que percorre 14 municípios do país. Em comum têm a EN18.

O Clube Escape Livre tem no terreno uma rota turística da Estrada Nacional 18 (EN18) entre Guarda e Ervidel.

O projecto, agora, lançado pretende “levar os turistas a percorrer os 388 quilómetros de extensão da EN18 que é a segunda Estrada Nacional mais extensa do país”, revela a entidade promotora.

A rota percorre 14 municípios (Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Nisa, Portalegre, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja e Aljustrel), cinco Aldeias Históricas (Belmonte, Sortelha, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto) e duas regiões vitivinícolas (Beira Interior e Alentejo).

Na cerimónia de apresentação do projecto, que decorreu na Guarda, Paulo Arsénio, presidente da autarquia de Beja, frisou que o percurso da EN18 entre Guarda e Ervidel “é um instrumento turístico absolutamente extraordinário” que pode potenciar os municípios agregados.

Segundo o autarca, citado pela Agência Lusa, a EN18 liga “duas regiões absolutamente magníficas”: as Beiras e o Alentejo.

Rádio Pax/Lusa