Beja arrisca ficar sem jornais diários

Beja arrisca ficar sem jornais diários

Beja é um dos oito distritos ameaçados de perder a distribuição diária de jornais, depois de a Vasp – Distribuição e Logística anunciar que atravessa uma “situação financeira particularmente exigente”, decorrente da quebra continuada nas vendas de imprensa e do aumento significativo dos custos operacionais.

A empresa admite que esta conjuntura coloca sob forte pressão a sustentabilidade da rede de distribuição, sobretudo no interior do país, obrigando à reavaliação do modelo logístico existente. Entre as rotas que podem sofrer ajustamentos estão as dos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Apesar da garantia de “compromisso com o acesso universal à informação”, a Vasp refere que a manutenção do atual sistema poderá tornar-se financeiramente insustentável, colocando em risco toda a distribuição de imprensa em Portugal. A empresa reforça que a restrição do acesso à informação penaliza as populações de baixa densidade e agrava as desigualdades regionais.

A Associação Portuguesa de Imprensa já reagiu, manifestando “profunda preocupação” e lembrando que este cenário põe em causa o direito constitucional de acesso à informação.

Questionado sobre o problema, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, confirmou a gravidade da situação e admitiu a necessidade de soluções para garantir que os jornais continuem a chegar às bancas, sobretudo nos territórios mais vulneráveis.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Aljustrel
17/01/2026
Cante regressa às mesas dos restaurantes de Aljustrel
Vidigueira
17/01/2026
Câmara de Vidigueira aposta na eficiência energética das Piscinas Municipais
17/01/2026
Fundação FPF distingue Associação de Futebol de Beja
16/01/2026
Ameaça armada na estrada: Homem de 78 anos detido em Beja pela GNR
16/01/2026
Dois feridos em intoxicação com monóxido de carbono em Beja
16/01/2026
VASP ouvida no parlamento sobre questão da distribuição de imprensa 3.ª feira
Alqueva
16/01/2026
Mais água do Alqueva para agricultura, abastecimento público e indústria
Alentejo 2030
16/01/2026
Milhões para o interior: Alentejo 2030 lança novos apoios para dinamizar territórios rurais