A Coligação “Beja Consegue” defende a criação, na cidade, de um Centro de Acolhimento de Trabalhadores Rurais onde “pudessem pernoitar e ser monitorizados, controlados e apoiados todos os sem abrigo e imigrantes”.
A coligação liderada pelo PSD na Câmara de Beja entende que a instalação, em curso, de um Centro de Acolhimento Temporário, no Estádio Flávio dos Santos, destinado a receber os sem-abrigo que estão no edifício “Refer”, apenas resolve uma “situação pontual”.
O “Beja Consegue” lembra que apresentou em sede de discussão do Orçamento para 2024 a proposta de criação do Centro de forma permanente, mas esta foi rejeitada.
De acordo com a coligação de direita, “a construção deste Centro poderá passar pela recuperação de um edifício desabitado/abandonado, (que são vários) no concelho, ou pela articulação com outras instituições através da utilização de um espaço já existente, e que devidamente remodelado fosse uma solução duradoura, minimizando e invertendo a tendência crescente para este problema”.
O vereador da Coligação “Beja Consegue”, Nuno Palma Ferro, afirma que “não existe um caminho claro para resolver assuntos estruturantes”, no executivo socialista.
Nuno Palma Ferro lamenta que os eleitos da oposição na Câmara de Beja não tenham sido ouvidos sobre a criação do Centro de Acolhimento Temporário.