Beja é o terceiro distrito, a nível nacional, que regista a maior área ardida desde o início deste ano com 779 hectares.
Os dados constam do relatório provisório divulgado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O documento revela que só nos primeiros quinze dias deste mês de agosto arderam 3.484 hectares, ou seja, o dobro dos valores registados em julho (1.582 hectares).
Segundo os dados, a área ardida de 1 a 15 de agosto corresponde a 44% do total da área ardida, este ano, em Portugal continental que foi de 7.949 hectares.
Os incêndios ocorridos nestas duas semanas foram, sobretudo, em áreas de matos (1.676 hectares), povoamentos (1.175 hectares) e zonas agrícolas (633 hectares).
Na primeira quinzena de agosto registaram-se 722 incêndios rurais, apenas, menos 309 fogos do que em todo o mês de julho. Até ao momento, desde o início do ano houve 3.485 ocorrências.
Em termos de maior área ardida, a nível regional, desde o início de 2024, o distrito de Beja é, apenas, ultrapassado, pelos distritos de Bragança (2.764 hectares) e de Viana do Castelo (846 hectares).