O setor aeroespacial e as oportunidades de investimento nos concelhos de Beja, Ponte de Sor, Évora e Sines são o foco da missão institucional que o Alentejo levou ao Dubai.
A missão decorre, desde hoje, no Dubai Air Show e na Expo Dubai 2020, numa visita liderada pelo município de Ponte de Sor, responsável, também, pelo eixo da promoção internacional do setor aeroespacial do programa “Invest in Alentejo”, um dos projetos cofinanciados pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL).
O projeto tem como principal objetivo promover os principais equipamentos e recursos associados à região, tais como o Aeroporto de Beja, Porto de Sines, Alqueva, Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), parques de indústria aeronáutica de Évora, Beja e Ponte de Sor e o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), entre outros.
Este programa, cofinanciado por fundos comunitários, visa aumentar o reconhecimento internacional dos setores estratégicos do Alentejo, promover internacionalmente o potencial regional através das suas infraestruturas e fortalecer no estrangeiro os setores económicos existentes.
Nesta segunda-feira, o dia foi exclusivamente dedicado ao Dubai Air Show, com reuniões com diversas multinacionais do setor.
O objetivo foi dar a conhecer as oportunidades de investimento e de deslocalização de unidades de produção para a região do Alentejo.
Amanhã o dia será “exclusivamente dedicado” à Expo Dubai 2020, com a organização do seminário “Portugal Aviation, Energy and Digital Seminar Program”, no Pavilhão de Portugal.
Para quarta-feira, o programa inclui “encontros isolados” com empresas fora das feiras e certames de companhias sediadas no Sharhaj Innovation Park e no Dubai South.
A aeronáutica, os portos e logística, o turismo e a agroindústria são os quatro eixos que o Alentejo está a promover internacionalmente, através do programa “Invest in Alentejo”.
Rádio Pax/ Lusa