Beja: Idoso assaltado e agredido com violência

Tudo indicava que iria ser mais uma “habitual saída matinal para fazer compras” mas, desta vez, terminou com um assalto violento.
João Gonçalves Barbeiro, de 78 anos, foi surpreendido na manhã de quinta-feira, por um assaltante que o agrediu e lhe roubou cerca de 2000 euros que levava na carteira.
O crime aconteceu na Rua de São Sebastião, em Beja.
O homem teve que receber assistência hospitalar depois de ter sofrido ferimentos graves na nuca que o deixaram inconsciente vários minutos.
O idoso conta que se lembra de ter saído de casa por volta das 10:30 horas, “como era habitual, para comprar pão”. Depois da agressão só recorda apenas “ter acordado no hospital”.
“O médico disse-me se a pancada tivesse sido um pouco mais abaixo, tinham-no matado”, revelou João Fernando Barbeiro, filho da vítima.
O idoso, que mora com a mulher, foi comerciante mas nunca se habituou a utilizar cartões multibanco. Fazia o mesmo percurso todos os dias, normalmente com muito dinheiro na carteira.
O filho acredita que o ataque foi planeado. “Andaram a segui-lo depois de saberem que andava com dinheiro e fizeram-lhe uma emboscada”, afirma.
Apesar do assalto ter acontecido num local público, não houve quaisquer testemunhas.
João Gonçalves Barbeiro foi transportado para o Hospital de Beja de onde teve alta no dia seguinte.
O caso está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal da PSP de Beja.