Os Campeonatos Internacionais de agility para pessoas portadoras de deficiência e cães sem raça definida têm lugar entre quarta-feira, dia 4 e domingo, dia 8 de setembro de 2024, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.
O Clube Cinófilo do Alentejo (CCA) é uma associação sem fins lucrativos e está responsável pela organização destas duas provas.
De modo a facilitar a adaptação ao piso e ao espaço, o CCA preparou um “Open de agility” no fim-de-semana que antecede o arranque oficial destas competições. O treino realiza-se entre sábado, dia 31 de agosto e domingo, dia 1 de setembro.
Nesta iniciativa são esperadas entre 200 a 400 participantes que, em conjunto com acompanhantes e equipas técnicas, trazem à cidade cerca de 1000 pessoas.
A realização dos Campeonatos Internacionais de agility deve ter um impacto financeiro na região, de um a dois milhões de euros, de acordo com os organizadores.
A mesma fonte sublinha que esta é “uma oportunidade única para ver uma modalidade muito técnica na condução de cães e assistir a provas que apesar das deficiências e dificuldades dos concorrentes, estes mostram que não há impossíveis“.
Para Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, apesar das incapacidades apresentadas pelos concorrentes, estes conseguem praticar várias modalidades com cães como é o caso da agility.