Beja recebe conferência sobre trauma, sobrevivência e respostas para pessoas em situação de vulnerabilidade

Beja recebe conferência sobre trauma, sobrevivência e respostas para pessoas em situação de vulnerabilidade

A Cáritas Diocesana de Beja promove, na próxima quarta-feira, 23 de setembro, a III Conferência “Trauma, Sobrevivência & Decisão”, uma iniciativa que vai reunir em Beja especialistas e responsáveis de várias áreas para discutir saúde mental, dependências, segurança, exclusão social e respostas dirigidas às pessoas em situação de sem-abrigo.

A conferência realiza-se no Auditório III da ESE, da Universidade Politécnica de Beja, com início marcado para as 9h30 e trabalhos ao longo de praticamente todo o dia.

A sessão de abertura, às 10h00, contará com as intervenções de D. Fernando de Paiva, Bispo de Beja, Aldo Passarinho, reitor da Universidade Politécnica de Beja, Nuno Palma Ferro, presidente da Câmara Municipal, e Marciano Lopes, vice-presidente da CCDR Alentejo.

“Do chão à capacitação: a arte como resposta ao trauma” é o tema do primeiro painel. A discussão contará, entre outros participantes, com Maria do Carmo Gonçalves, psicóloga da equipa “Estou tão perto que não me vês”, da Cáritas Diocesana de Beja, e inclui uma performance artística da associação Chamadarte.

Ainda durante a manhã, o segundo painel coloca em debate as trajetórias de pessoas em situação de sem-abrigo e o equilíbrio entre a urgência da intervenção, a redução de danos e o tempo necessário para o acompanhamento. Marta Borges, diretora do Núcleo de Emergência Social do Instituto da Segurança Social, integra esta sessão.

À tarde, a conferência vira atenções para as respostas de proximidade nas áreas da saúde, dependências e segurança. O painel junta Mafalda Corvacho, do Serviço de Psiquiatria da ULS do Baixo Alentejo, Luís Aguiar, comissário da PSP, e Virgínia Santos, antiga diretora do CRI do Baixo Alentejo.

Um dos últimos debates do encontro tem como tema “Do sistema que ‘pune’ às soluções de futuro: políticas e estratégias”. Cidália Craveiro, Ivã Marinheiro, Joaquina Rita e Paula Godinho vão analisar respostas e políticas relacionadas com a integração das pessoas em situação de sem-abrigo.

A sessão de encerramento está prevista para as 15h55, com Teresa Tavares de Almeida, presidente da Cáritas Diocesana de Beja. O fim dos trabalhos está marcado para as 16h30.

A iniciativa integra o trabalho desenvolvido em torno da equipa “Estou tão perto que não me vês” e reúne parceiros das áreas social, académica, saúde e segurança, colocando em Beja o debate sobre trauma, vulnerabilidade e a procura de respostas de proximidade.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

22/09/2026
Semana negra nas estradas de Beja: 50 acidentes e 371 infrações em apenas sete dias
Ourique
22/09/2026
Ourique: Proteção Civil ganha novo reforço
Barrancos
22/09/2026
Barrancos abre porta aos apoios para empresas: especialistas ajudam empresários a encontrar financiamento
22/09/2026
Roupa que pode mudar vidas: Cáritas de Beja reabre Loja e prepara kits para situações de emergência
22/09/2026
Beja: Álcool para prolongar relações sexuais? Explicação de indiano surpreende em julgamento de violência doméstica
22/09/2026
Moura investe mais de meio milhão de euros para recuperar estradas e 80 quilómetros de caminhos
21/09/2026
Violenta colisão em Cuba: jovem de 17 anos transportado de helicóptero para Lisboa
21/09/2026
Do Palácio da Justiça ao IP8: quando um simples convite se transforma numa vergonha política (Opinião)