Beja recebe Simpósio Nacional de Valorização do Cardo

Beja recebe Simpósio Nacional de Valorização do Cardo

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) conjuntamente com as entidades parceiras do projeto MedCynaraBioTeC realizam, esta quinta-feira, em Beja, o II Simpósio Nacional de Valorização do Cardo.

Vários especialistas estão durante a manhã e a tarde no Auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja para “reforçar a importância da investigação, e da utilização dos seus resultados, como instrumento de capacitação e de potenciação do desenvolvimento dos territórios em torno da valorização económica da planta do cardo”.

“Diversidade e Genética do Cardo” e a “Valorização Biotecnológica da Cadeia de Valor do Cardo” são dois temas em cima da mesa.

Este é o Seminário de encerramento do Projeto MedCynaraBioTeC, que tem como parceiros do CEBAL o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade de Évora e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fátima Duarte, investigadora responsável pelo projeto, realça a necessidade de valorização do cardo não só para a produção de queijo tradicional como noutras áreas onde esta planta pode ter um potencial económico.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Castro Verde
06/10/2026
Feira de Castro regressa a Castro Verde de 16 a 18 de outubro com Lena d'Água, cante e viola campaniça
Mértola
06/10/2026
Feira da Caça de Mértola muda de recinto e recebe Matias Damásio, D.A.M.A e Buba Espinho
06/10/2026
Moura recebe “Baile-Oficina” dedicado à música, dança e envelhecimento ativo
06/10/2026
Presidente da Câmara de Beja faz balanço positivo da RuralBeja: "Foi um sucesso"
RuralBeja
05/10/2026
RuralBeja 2026: Beja Equestre eleva fasquia na feira e já aponta ambições para 2027 (com vídeo)
RuralBeja
05/10/2026
RuralBeja 2026: Um gigante com raízes alentejanas: Rafeiro do Alentejo em destaque na feira (com vídeo)
05/10/2026
Dinheiro, documentos e uma avioneta abandonada: o estranho caso que a PJ investiga em Serpa
Castro Verde
05/10/2026
Castro Verde vota em outubro as 12 propostas do Orçamento Participativo de 2027