Beja Romana com maior envolvimento das escolas

Música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, espectáculos de fogo e visitas pedagógicas são as propostas da 5ª edição do Festival Beja Romana, que está a decorrer, na cidade, até domingo.

“Sob o tema da Fundação de PAX JULIA , a organização lançou o desafio para um maior envolvimento das escolas do concelho, de forma a integrar actividades mais significativas para a comunidade escolar. Escrita romana, destilaria de perfumes, cerâmica, mosaicos romanos, tecelagem, marcenaria, ferraria, jogos de mesa do período romano, dança, peddy paper, treino de armas e jogos de destreza são algumas das propostas dirigidas aos mais novos”, refere a Câmara de Beja.

Este ano, há um “reforço da componente escolar”. Pela primeira vez, o agrupamento de Escolas nº 1 está envolvido “de forma muito forte e participativa”. O Agrupamento de Escolas nº 2 dá “continuidade ao reforço e ao empenhamento” dos anos anteriores, salienta Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja.

O autarca refere também, que o cortejo de abertura, previsto para, o dia de hoje, conta com “a participação de mais de 1000 figurantes”.

Para hoje, está ainda prevista uma oficina de barro, o fórum romano de Pax Julia, oficina de cerâmica e danças romanas, visitas pedagógicas e tecelagem.