Beja: Semana pelo Combate à Pobreza debate problemas dos ciganos

Documentário

A Rede Europeia Anti-Pobreza inicia hoje uma semana de sensibilização.

Em Beja, esta tarde fica marcada pela apresentação, a partir das 15 horas, do documentário de Filipe Malveiro, aluno da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, denominado “O cemitério dos vivos” que aborda a temática da comunidade cigana do Bairro da Pedreiras.

De acordo com o Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, “o discurso de ódio tem ganho cada vez mais espaço dentro dos diferentes países da Europa, e Portugal não é exceção nas manifestações relacionadas com a discriminação de género, racismo, injustiças salariais, imigração e humanismo”.

Com esta iniciativa o Núcleo quer “sensibilizar para uma capacitação crítica e interseccional de conhecimentos e consciencialização da complexidade e dos impactos racistas na infância, na adolescência e no quotidiano social contribuindo para uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade”.

A iniciativa tem lugar no Auditório da Escola Superior de Educação de Beja e prevê ainda um debate de ideias relacionadas com o tema.