Biblioteca de Aljustrel retoma projeto infanto-juvenil de expressão dramática

O projeto infanto-juvenil de expressão dramática da Biblioteca Municipal de Aljustrel vai retomar a sua atividade. A autarquia aponta o regresso para o próximo mês de novembro.

As inscrições já estão abertas, decorrem até ao dia 27 de outubro, e podem ser efetuadas através do número 284 600 071.

O município explica que o projeto está dividido em dois grupos: o Grupo Contador de Histórias da Biblioteca – PIM PAM PUM, que se dirige a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos, e o Grupo de Teatro da Biblioteca – Naipe, para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade.

“Desenvolver a comunicação pessoal e interpessoal, nomeadamente, através de jogos e exercícios teatrais, levando a que os alunos aprendam técnicas para aprimorar a sua dicção, postura, expressão verbal, entre outras técnicas” é o objetivo do projeto.

Pretende-se, também, que “as crianças e jovens consigam, através destas atividades, desenvolver um texto eloquente ou falar em público, tendo por base o trabalho em grupo e a criação colaborativa”.

Além disso, outro dos objetivos passa por “concretizar formas de ocupação criativa dos intervenientes e capacitá-los, através da construção das personagens, levando-os a explorar a sua criatividade, as suas emoções e sentimentos, os seus meios de expressão e comunicação, ganhando, assim, consciência das suas potencialidades”.

“Todos participantes integram um projeto comum, onde cada um desempenha um papel específico e individual, em unidade com o grupo e que resulta na peça final, o espetáculo”, refere, ainda, a Câmara de Aljustrel.